HISTÓRIA

DO CLUBE

Projeto da Escola de Basquetebol da Casa do Benfica no Montijo

CB Montijo

"A UNIÃO FAZ A FORÇA"

O Projeto da Escola de Basquetebol da Casa do Benfica no Montijo iniciou a sua aplicação na época de 2014/2015, com cerca de 21 atletas inscritas, distribuídas por 3 escalões de competição (sub-12, sub-14 e sub-16 anos), no final da primeira época tínhamos cerca de 40 atletas inscritas na Federação Portuguesa de Basquetebol. Na segunda época de existência da Escola de Basquetebol, tivemos cerca de 58 atletas inscritos, tendo iniciado esta época o trabalho com equipas sub-8 e sub-10 (mini-basquetebol), com cerca de 18 atletas. Outra diferença relativa à época anterior é o facto de neste momento termos atletas de ambos os géneros, embora as equipas sub-14 e sub-16 sejam ainda exclusivamente femininas, junto com a equipa de sub-19. A quarta época foi sem dúvida a mais exigente até ao momento, mas também a que nos permitiu alcançar melhores resultados desportivos, em competições nacionais.

 

Colocámos 2 equipas em competição nas Taças Nacionais femininas (sub-16 e sub-19).
Conseguimos vencer 4 jogos na 1ª fase da competição no escalão de sub-19 e, embora não tivesse sido suficiente para passar à 2ª fase da mesma, permitiu que as atletas sub-16, que também competiram neste escalão ganhassem outro nível de competitividade para jogar na Taça Nacional do seu escalão etário.
Relativamente à equipa sub-16, chegamos ao derradeiro jogo de apuramento para Final Four Nacional, após uma brilhante 1ª fase e uma não menos conseguida e bem sucedida 2ª fase. Infelizmente não conseguimos o tão desejado apuramento para uma fase final nacional, o que seria por si só inédito. De qualquer forma num clube/projeto com apenas 4 anos, ter conseguido participar com equipas sub-16, em competições nacionais (campeonato e taças), nos últimos 3 anos, diz muito sobre a qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipas técnicas e pelas atletas, ao longo das várias épocas.
Embora os resultados desportivos sejam a “montra” do trabalho desenvolvido nos clubes, existem outras questões que para mim, enquanto coordenadora técnica e também pessoalmente, assumem uma importância de maior relevância, como por exemplo o aumento do número de atletas praticantes, a elevação das qualidades físicas e técnicas dos atletas, a fidelização dos mesmos à prática da modalidade ou ainda o prazer de aprender a jogar basquetebol – “Aprender a jogar, jogando” – Hermínio Barreto.

Desta forma, o crescimento deste projeto e do número de atletas envolvidas é para nós uma prioridade, assim como a possibilidade de continuar a proporcionar as melhores condições a estas atletas, para que possam chegar o mais longe possível na prática desta modalidade de que tanto gostamos, o basquetebol. Relativamente ao processo de intervenção pedagógica, acreditamos ser de vital importância para o sucesso deste projeto. Agir de forma consciente com o objetivo de persuadir através da organização, persistência, regras e metas, formar no final atletas capazes e motivados para servirem os propósitos do clube. Alterar atitudes e hábitos com o objetivo de formar o melhor atleta possível, é sem dúvida o nosso objetivo. Um trabalho orientado e planificado garante segurança (menores riscos de imprevisibilidade no planeamento), ordem (cumprimento das tarefas previstas), variedade (risco de monotonia no processo é diminuto), eficiência (concretização dos objetivos propostos), melhoria (vontade sempre presente) e coordenação (sintonia de todos os elementos envolvidos). 

Criar um projeto de desenvolvimento desportivo de raíz, numa modalidade como o basquetebol, com uma visibilidade reduzida no panorama desportivo nacional e apenas com equipas femininas, obrigou-nos a ultrapassar alguns obstáculos e contrariedades ao longo de toda a época, para que fosse possível proporcionar às nossas pequenas grandes atletas todas as condições necessárias para que a sua evolução técnica, tática, psicológica e social fosse exponencial ao longo de toda a época, o que permitiu às nossas equipas de formação alcançar resultados de algum relevo no panorama distrital e de momento nacional, com resultados classificativos bastantes positivos.

 

Outra demonstração do sucesso e do trabalho desenvolvido pelas nossas equipas técnicas está também bem patente na presença de atletas da Casa do Benfica no Montijo, nas seleções distritais da Associação de Basquetebol de Setúbal, na referenciação de duas atletas nas listas alargadas de observação para a Seleção Nacional e a estadia de uma atleta no Centro de Alto Rendimento no Jamor, ou, o expoente máximo de reconhecimento individual de uma atleta da CB Montijo, em representação da seleção nacional angolana, com a presença no Campeonato do Mundo - U17 World Cup 2018- que decorreu na Bielorrússia. Tivemos ainda 3 atletas presentes na fase final nacional do Torneio de Lance Livre e 1x1 e que conseguiram o seu apuramento pois foram campeãs e vice-campeãs distritais, demonstrando em pleno todo o trabalho e evolução, alcançados ao longo da época. Hoje temos o projeto em andamento e com futuro, temos dado um apoio constante às atletas e famílias e um empenho muito grande por parte da direcção de secção de desporto para que tudo seja desenvolvido em benefício das atletas e pela paixão por esta modalidade.

Não foram aqui focados os nomes de atletas individualmente de forma propositada, pois no nosso entender, todos os destaques alcançados individualmente por cada uma das atletas ficou a dever-se ao clube de um modo geral e às equipas em que jogaram de uma forma particular. O basquetebol é um desporto coletivo, de equipa, onde cada um desempenha um papel, uma determinada função!
Quando todos as desempenhamos bem, então não só temos uma equipa, mas um grupo de amigos e provavelmente “uma família"!

 
ANA MARGARIDA VITAL
COORDENADORA TÉCNICA
“It’s not the team with the best players that wins.
It’s the players with the best team that wins!”

"Não é a equipa com os melhores jogadores que vence. São os jogadores que melhor sabem jogar como (em) equipa que vencem."

Equipa, com "E" Grande, está primeiro!

POR CIMA DA FOTOGRAFIA

FALE CONNOSCO

CBM BASQUETEBOL 

desportocbmontijo@gmail.com

© Casa do Benfica no Montijo. Todos os direitos reservados.